… para indignar-se é preciso conhecer…

 Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina

 ONU calcula 140 milhões de mulheres com mutilação genital no mundo

decoração

A incidência de mutilação genital feminina caiu nos últimos anos no mundo, mas estimativas das Nações Unidas indicam que entre 120 milhões e 140 milhões de meninas e mulheres foram submetidas a esta prática dolorosa e perigosa, que ainda é alimentada por preconceitos sociais e religiosos.

O relatório conjunto realizado por agências da ONU, entre estas a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), aponta que 3 milhões de meninas e adolescentes correm perigo por ano de sofrer esta prática.

Por causa do Dia Internacional de Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina, realizado no dia 06 de Fevereiro , a OMS, Unicef, o Fundo das Nações Unidas para a População e Unaids, entre outras, disseram que esta prática pode ser reduzida com o envolvimento das comunidades e das famílias nos países onde isso ocorre.

Outra alternativa é o trabalho realizado pelas agências com políticos, religiosos e médicos. Mas ainda está longe de alcançar o objetivo de eliminar totalmente, como quer a ONU.

A OMS documentou práticas de mutilação genital feminina em 28 países da África e em alguns da Ásia e do Oriente Médio, que abrangem o chamado “tipo 1”, que consiste na extirpação parcial ou total do clitóris, até as formas mais graves, como é a infibulação, que inclui a cisão dos lábios maiores e menores e o estreitamento da vagina.

Fonte: Zero Hora

Anúncios
Published in: on 6 de fevereiro de 2010 at 4:21  Comments (1)  

The URI to TrackBack this entry is: https://pensaroupensar.wordpress.com/2010/02/06/para-indignar-se-e-preciso-conhecer/trackback/

RSS feed for comments on this post.

One CommentDeixe um comentário

  1. John Lennon e Yoko Ono compuseram/cantaram que "Woman is the nigger of the world" (Mulher é o negro do mundo).Há alguns anos escrevi este poemeto a que chamo de Carnaval:Carnaval Mulher Ótica Erótica Mulherótica Erótica Ótica MulherÉ isso!T+Joba


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: